Quem somos

Nossa História

Instituto Nacional Oftamológico de Angola

O Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA) fundado em 24 de Setembro de 1990 e com a cooperaçao espanhola.

O IONA, de acordo com o Estatuto Orgânico Decreto Presidencial nº 251/14 de 11/09- DR 1ª série, nº169-11/09/14 que define o seu elenco directivo, é composto por um Director Geral, Director Clínico, Director de Enfermagem, Director Pedagógico e Científico e Director Administrativo. É um centro especializado de referência nacional, que tem como objectivos principais a prestação de assistência de saúde no domínio da prevenção, diagnóstico e tratamento especializado de patologias oculares, assim como a formação de médicos especialistas e outros profissionais de saúde.
No âmbito da função assistencial compete ao IONA prestar assistência médica especializada a população, no que se refere a doentes em regime ambulatório provenientes ou não de outras unidades hospitalares, assistência a doentes internados, realizar cirurgias, quer sejam electivas, de urgência ou outros actos cirúrgicos.
Compete-lhe ainda promover a reabilitação visual, colaborar na prevenção e promoção da saúde ocular através da implementação de cuidados primários oculares, assim como participar na formação de quadros superiores e médios no mesmo domínio.

Nossa Missão, Visão e Valores

Nosso trabalho é realizado baseando-se em nossa Missão, Visão e Valores

A nossa

Missão

  • Ser uma unidade terciária em Oftalmologia;
  • Formar os elementos da equipe médica e restantes elementos técnicos da equipa em Oftalmologia;
  • Realizar investigação em Oftalmologia;
  • Apoiar a formação pós-graduada de Médicos e outros profissionais de saúde em oftamologia.
A nossa

Visão

Ser um serviço de referência nacional na área de assistência oftalmológica, considerando sempre como meta a excelência através da avaliação permanente do estado da arte e desenvolver projectos de investigação científica e creditação nacional e internacional.

Os nossos

Valores

  • Humanização na prestação de serviços
    Actuação com rigor, dignidade e ética;
  • Equidade no atendimento;
  • Comprometimento organizacional;
  • Disponibilidade permanente para a aquisição de novas competências;
  • Cultura da meritocracia.
Conheça a

Equipe de Gestão